Na realidade, ela, deveria se chamar - jabuticaba-branca, se levar em conta sua cor verde-clara quando atingi a fase madura. Ela nasce de ma flor branca(foto) transformando numa frutinha verde escura como as jabuticaba comum, indo clareando a caminho da madurez. Só pude perceber que estava no ponto para se consumida quando boa parte delas já tinham sido devorada pelos nossos parceiros - os pássaros. Ótimo!, é sempre um satisfação dividir com eles nossos alimentos.

Branca mesmo ela é por dentro, assemelha a uma pequena esponja de algodão molhado, é docinha, liguida - mas nem tanto quanto as jabuticabas comuns. Ao provar pela primeira vez me lembrou a cabeludinha, fruta de cheiro e folha parecida. De caule mais liso que as outras,ela, é a irmã diferente da jabuticaba comum.


Ela verde esta madura

Flor da Jabuticaba-branca

De acordo, com a matéria publicada no jornal Estado de Minas, feita pelo jornalista Gustavo Werneck, numa entrevista com o professor de Fruticultura do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa - Luiz Carlos Salomão - ele esclareceu: é uma planta típica de clima tropical,  é da mesma família - Mytacea das demais jabuticabas, todas são nativas do Brasil, embora existem noticias de que sementes foram levadas para outros países, como os Estado Unidos. O que é muito triste para a botânica brasileira é que sua espécie já consta na lista das frutas em extinção. Conseguir uma muda, desta espécie, é o mesmo que procurar agulha no paiol.

     
 

Slveste Silva um dos protetores desta espécie lembra na reportagem de Gustavo que o escritor mineiro Pedro Nava em seus escritos memorialista

Este pequeno pé da jabuticaba branca plantada na Pousada das Cores, já produziu duas vezes em seis meses.

Os primeiros a nos avisarem que as frutinhas estão maduras são os passarinhos.


Jabuticaba olho-de-boi ou jaboticatuba


Tal como a jabuticaba branca, também, está em extinção. Conseguimos uma muda, depois de vasculharmos flora e protetores das jabuticabas. Ainda não produziu , mas seu pé promete uma bela árvore. Me disseram que a cidade de Jaboticatuba tem este nome devido a grande quantidade desta fruta na região, para tristeza minha estive lá e ninguém me deu referências. Apenas, um senhor, disse saber que na praça central existia um pé dela como símbolo da cidade, fui até lá e não encontrei, mais talvez, quem sabe, alguém poderia colocar lá: aqui jáz um pé de jaboticatuba! Me lembro, quando  criança, em minha terra natal - Ibiá, tinha um pé desta qualidade de fruta, majestoso, de fruta robusta, casca grossa de coloração preta rajada de verde, como sua casca era espessa os pássaros não bicavam com facilidade e elas atingiam sua doçura total, quando a cor preta a cobria toda. Suculenta e de semente graúda diziam para tomar cuidado que mais de três era o suficiente para encalhar. A solução era engolir três cascas antes de chupar mais... Era uma delícia! Ao terminar esta matéria tomei conhecimento de que existe a jabuticaba tipo parreira ou trepadeira, como queira, vou procurar saber mias...

 

Pé de  Jabuticaba-branca

 

 Jabuticaba Olho-de-boi

Texto e Fotos :: Everton de Paula